EstéticaSaúde

10 alimentos bons para pele: Veja os benefícios e modos de consumo

Você sabe quais são os alimentos bons para a pele? Pois existe uma lista de frutas, sementes e grãos que contribuem tanto para a saúde como para a  aparência. O melhor de tudo é que eles são fáceis de inserir no cardápio do dia a dia.

Para ajudar você criamos uma lista com 10 dicas de alimentos e recomendações sobre a quantidade e a forma de consumo. Confira agora mesmo e aproveite.

Os alimentos bons para a pele:

1 – Laranja

A laranja é fonte de fibras solúveis, substância importante para a proliferação e manutenção das bactérias benéficas do intestino –  órgão fundamental para a saúde e a beleza da pele. Mas, para conquistar esse efeito, a fruta deve ser consumida com aquela parte branca, onde se concentram as fibras.

2 – Maçã

A maçã é capaz de diminuir a absorção rápida do açúcar – alimento prejudicial para aparência da pele. A fruta possui também ação contra radicais livres que favorecem o envelhecimento precoce. Duas maçãs por dia, de preferência com a casca, garantem os benefícios. Uma dica valiosa para quem adora doces é comer a fruta antes, pois ela ajuda a evitar o pico na glicemia, maléfico para a absorção do colágeno.

3 – Abacaxi

Essa fruta contém a bromelina, uma enzima que contribui para a renovação celular da pele. Também é capaz de melhorar a cicatrização. Duas fatias de abacaxi, in natura, são suficientes para o consumo e aproveitamento dos benefícios à pele.

4 – Frutas vermelhas

Amora, framboesa, morango e uva roxa são fontes de resveratrol, um importante antioxidante, capaz de prevenir o envelhecimento precoce. Também reduz a ação de radicais livres e contribui para o tratamento do melasma. Dez unidades das frutas oferecem todos esses benefícios, assim como meio copo americano de suco de uva integral por dia.

5 – Clara de ovo

A clara de ovo contém albumina, uma proteína de fácil digestão e que promove a síntese de colágeno e da elastina – fundamentais para a firmeza da pele. Para inserir no cardápio a dica é fazer uma omelete usando uma gema e duas claras.

6 – Semente de linhaça

A linhaça possui magnésio, propriedades antioxidantes, ômega 3 e fibras. Um combo de substâncias importantes para a saúde da pele e que também ajudam a prevenir e dirimir processos inflamatórios. Uma colher de sopa da semente junto com frutas, nas saladas e no iogurte já surte efeito.

7 – Couve de bruxelas

A couve de bruxelas é rica em fibras importantes para a manutenção das bactérias benéficas do intestino que produzem um ácido graxo capaz de melhorar a hidratação da pele. Além disso, esse alimento concentra vitaminas A e C, antioxidantes que ajudam a evitar o envelhecimento precoce. A recomendação é consumir uma xícara de chá do alimento, de duas a três vezes por semana.

8 – Alecrim

O alecrim é um potente antioxidante. Ao consumi-lo junto à gordura animal, ainda ajuda a inibir as reações de oxidação dessas gorduras que tanto prejudicam a aparência da pele. O consumo se dá durante as refeições ou como chá. Ao preparar a bebida a proporção é de uma colher de sopa para 300 ml de água quente.

9 – Sementes de abóbora

A semente de abobora possui zinco, triptofano, cromo e a vitamina E. Esta última tem ação antioxidante, mantendo a pele mais jovial. O consumo da semente também favorece o sono, fator essencial para uma boa aparência da pele. A recomendação é incluir duas colheres de sopa da semente em refeições do dia a dia.

10 – Grão de bico

O grão de bico é composto por vitaminas do complexo B e bioativos que ajudam a elevar a resistência da pele. Além disso, é capaz de controlar a oleosidade e diminuir lesões e rosácea. Para consumir, a dica é deixar os grãos de molho na água de um dia para o outro.

Essa é a nossa lista de alimentos bons para a pele que podem ser inseridos facilmente nas refeições do dia a dia. A alimentação, aliada aos tratamentos estéticos e produtos dermocosméticos, certamente deixará a pele saudável e com uma aparência muito mais bonita.

Depois de conferir essas dicas aproveite para saber mais sobre o fotoenvelhecimento da pele.

16 tipos de protetor solar e os seus benefícios

Artigo anterior

Conheça os benefícios da vitamina A

Próximo artigo

Você também pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *