tipos de protetor solar
EstéticaSaúde

16 tipos de protetor solar e os seus benefícios

Além de problemas de saúde, a exposição ao sol contribui para o envelhecimento precoce e manchas na pele. Por isso é importante se proteger. No mercado há vários tipos de protetor solar: com ou sem cor, líquido ou cremoso e alguns ainda oferecem outros benefícios como a prevenção do envelhecimento precoce.

Diante de tanta variedade é importante, em primeiro lugar, conferir o fator de proteção do produto. Quanto mais clara a pele, mais sensível ela é aos raios solares e, portanto, exige um protetor mais potente. A seguir vamos apresentar 16 versões do produto.

A importância do uso de protetor solar:

O protetor contribui para o bloqueio da radiação do sol evitando danos à saúde, em especial a pele. Dessa forma a recomendação é o uso diário do produto que ainda deve ser reaplicado outras vezes durante o dia. Se estiver na praia, por exemplo, será fundamental fazer a reposição a cada duas horas.

Ao escolher o protetor é válido verificar o FPS, sigla em inglês de Fator de Proteção Solar. Na prática se uma pessoa de pele clara fica rosada após 10 minutos de exposição ao sol, um FPS 30 permitirá com que ela permaneça protegida cerca de 30 vezes mais, ou seja por 300 minutos.

Conheça os tipos de protetor solar

Protetor solar físico

Esse tipo de protetor solar possui minerais que não absorvíveis o que faz dele uma boa opção para quem tem alergia ou mulheres grávidas. Além de proteger a pele ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

Protetor solar químico

O protetor solar químico atua na proteção dos raios UVA e UVB, criando uma camada capaz de absorver a radiação solar. Dessa forma sua ação bloqueia a penetração na pele.

Protetor solar hidratante

A função hidratante no protetor é uma excelente forma de preservar a oleosidade natural da pele. Nesse sentido é indicado para pessoas com pele seca ou que estejam passando procedimento estético que exija ainda mais hidratação.

Protetor solar cremoso/ pastoso

Esse é um dos protetores mais comuns. Na coloração branca, de textura cremosa ou pastosa pode ser usado tanto no rosto como em outras partes do corpo. Em geral costuma ter um preço mais em conta na comparação com outras versões.

Protetor solar mineral

Nessa versão além de proteção é possível obter outros benefícios como a prevenção de manchas, melasma e acne. Em alguns casos a fórmula ainda conta com outros elementos como zinco que ajuda a hidratar.

Protetor Solar oil-Free

Para quem tem a pele oleosa, mista ou acneica, o protetor oil-free tem uma textura mais leve e ajuda a evitar o aumento da produção do sebo. Além disso contribui para diminuição dos poros e a pele ganha um efeito matte.

Protetor solar em spray

Esse protetor é indicado para o corpo, pois tem uma textura mais oleosa. É bastante prático, já que com o jato é possível espalhar boa quantidade de produto em toda a superfície da pele. Há também versão de spray para o cabelo.

Protetor solar líquido

Tendência no mundo da beleza, esta opção promete desaparecer na pele por conta da textura aquosa. Ela também é feita à base de água e evita o aumento de óleo na face, já que é mais sequinha.

Protetor solar fluído

Além do oil-free a versão fluída de protetor solar também pode ser uma boa opção para quem tem a pele oleosa ou mista. A textura é mais leve, quase como um líquido. Dessa forma é fácil de espalhar e a absorção costuma ser mais rápida.

Protetor solar bastão

Nesse formato o protetor geralmente tem cor e por isso é bastante indicado para o rosto. Algumas versões do produto podem ser aplicadas nos lábios, funcionando também como um hidratante.

Protetor solar em pó

A versão em pó é indicada para retocar o protetor ao longo do dia. Geralmente apresenta variedade de tons, ajudando a uniformizar a cor da pele.

Protetor solar gel

O protetor em gel possui uma textura menos encorpada. Assim é absorvido com mais facilidade. Costuma ser bastante eficiente para quem tem a pele mista.

Protetor solar anti-idade

Nesse caso temos um produto dois em um. Isso porque a fórmula dessa versão de protetor costuma traz elementos que ajudam a prevenir e reduzir linhas de expressão. Em geral contam com vitamina C.

Protetor solar antipoluição

Esse tipo de protetor é capaz evitar o acúmulo de impurezas. Dessa forma evita a obstrução dos poros, que também contribui para o envelhecimento precoce.

Protetor solar clareador

O sol é capaz de causar a hiperpigmentação da pele favorecendo o aparecimento das manchas. Por isso essa versão de protetor é uma boa opção para evitar o problema e atenuar as manchas já existentes.

Protetor solar com cor

Muita gente gosta dessa opção, pois além de proteger, o protetor com cor ajuda a uniformizar o tom da pele. No entanto não deve ser confundido com maquiagem que pode ser aplicada, após usar o produto.

Como mostramos, são vários os tipos de protetor solar para manter a pele saudável. Além disso alguns ainda agregam outros benefícios como hidratação e até prevenção do envelhecimento precoce. Agora só falta escolher o que mais atende as suas necessidades e aproveite.

Para saber mais sobre beleza e saúde confira as dicas das nossas redes sociais.

Fotoenvelhecimento da pele: Conheça as causas e como evitá-lo

Artigo anterior

10 alimentos bons para pele: Veja os benefícios e modos de consumo

Próximo artigo

Você também pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *