dormir pouco faz mal - quantas horas devo dormir - horas de sono de um adulto - quantas horas de sono são necessárias
Saúde

Dormir pouco faz mal? Entenda a importância do sono

O sono consiste em um processo fisiológico fundamental para o bom funcionamento do organismo. Contribui para a regulação do sistema cardiovascular, do metabolismo, cognição e humor. Dessa forma, nós podemos afirmar que dormir pouco faz mal.

Em geral, as pessoas se sentem bem quando dormem ao menos seis horas por dia. Menos que isso, segundo profissionais da área médica, o corpo já começa a dar sinais de que algo está errado, como dor de cabeça, dificuldade de concentração e instabilidade emocional. A seguir, vamos aprofundar o assunto e convidamos você a continuar a leitura.

Afinal, dormir pouco faz mal?

O cérebro tem energia limitada. Assim, quando estamos acordados ele não consegue desempenhar certas funções com eficiência.  O sono permite uma espécie de “faxina” cerebral, importante para se livrar de toxinas, preservar a memória e o aprendizado.

Dormir bem também ajuda na manutenção de outras funções vitais, como o fortalecimento da resposta imunológica do organismo. Isso porque em repouso o corpo produz anticorpos capazes de combater vírus, bactérias, entre outros agentes que fazem mal à saúde.

Benefícios do sono

Ao dormir de seis a oito horas por dia é possível perceber uma série de benefícios tanto para a saúde física como a emocional. Confira algumas das vantagens:

  • Ajuda a manter a pele mais bonita e saudável, pois durante o sono o corpo libera hormônios capazes de promover a renovação das células. Além disso, mantém a regulação do cortisol, que em desequilíbrio contribui para o estresse e, consequentemente, linhas de expressão (rugas),
  • Contribui para a regulação do humor. Isso porque a privação do sono inibe a produção do hormônio que influência diretamente na instabilidade emocional, a serotonina,
  • Uma boa noite de sono ajuda a manter o peso, pois dormir pouco aumenta os níveis de açúcar no sangue, além de favorecer a produção da grelina, substância responsável por aumentar o apetite,
  • Durante o sono o corpo produz e regula uma série de hormônios, entre eles o somatropina que ajuda a tonificar a massa muscular. Assim contribui para recuperação do corpo após a prática de exercícios físicos.

Além dos tópicos acima, o sono ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, a hipertensão e o diabetes.

Como regular o sono

Existem diversos métodos para combater a insônia e as interrupções durante o sono. No entanto, em alguns casos, é preciso procurar ajuda médica, pois essas dificuldades podem ser um sintoma de transtornos emocionais.

Independente da complexidade do caso, as dicas abaixo podem ajudar a regular o sono:

  • Evite alimentos que dificultam a digestão,
  • Não beba café antes dormir,
  • Evite a ingestão de bebida alcoólica,
  • Estabeleça um horário para dormir e acordar,
  • Pratique exercícios com regularidade,
  • Uma hora antes de dormir pare de utilizar aparelhos eletrônicos,
  • Prepare o quarto, diminuindo a iluminação,
  • A prática de atividades relaxantes como ioga também ajudam.

Dormir pouco faz mal, como mostramos neste artigo. Além de ser importante para a manutenção da saúde uma boa noite de sono é capaz de contribuir para a beleza da pele e o tônus muscular. Por isso, além de uma dieta equilibrada e a prática de exercícios é fundamental dormir bem.

Além das dicas desse artigo, confira também os sete chás que vão ajudar você a dormir melhor.

 

7 chás para dormir melhor e afastar a insônia

Artigo anterior

Como se bronzear de forma segura e saudável

Próximo artigo

Você também pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *