chás para dormir melhor - chá para insônia - receitas de chá
Saúde

7 chás para dormir melhor e afastar a insônia

O corpo está exausto, mas o sono não vem ou é interrompido várias vezes durante a noite. Se você se identifica com essas situações saiba que existe uma forma bem simples de lidar com o problema: consumir chás para dormir melhor. Isso, porque as ervas, condimentos, cascas de frutas e flores são capazes de diminuir os níveis de neurotransmissões responsáveis por deixar a mente e corpo em alerta.

Os chás são uma forma natural de tratar a insônia, como alternativa a medicamentos, e ainda oferecem outros benefícios à saúde, entre elas a melhora do funcionamento gastrointestinal. A seguir apresentaremos sete opções de receitas para te ajudar a dormir melhor.

Formas de preparo de chá

Antes de apresentarmos as receitas, vale explicar a maneira correta de preparo. É que a recomendação é usar cascas de frutas, condimentos como canela em pau e o gengibre, além das ervas e flores desidratadas no lugar dos saches prontos para consumo. Então, confira duas formas de preparo de chás:

Decocção

Esse processo envolve a fervura dos ingredientes na água filtrada, especialmente no caso das partes mais firmes da planta, como o caule. O aquecimento é em fogo baixo ou médio e, após a fervura, será preciso esperar uns 10 minutos para coar e consumir. A proporção será de 500 ml para uma xícara de cascas das frutas ou ½ xicara para caules, sementes e raízes.

Infusão

Na infusão o primeiro passo é ferver a água para depois acrescentar os ingredientes. Na sequência será preciso tampar a chaleira, bule ou panela, e esperar até 10 minutos para consumir. Nesse processo a proporção, em geral, será de 250 ml para uma colher de ervas ou flores desidratadas.

7 chás para dormir melhor

1 – Passiflora ou folha de maracujá

A passiflora, flor da planta do maracujá, contém propriedades calmantes, sedativas, soníferas e hipnóticas. Por isso é capaz de induzir e garantir a estabilidade do sono. Nesse caso, o processo é o de infusão, como explicamos acima.

2 – Camomila

Muito popular, a camomila também se mostra eficiente na indução do sono. Inclusive quando se inala o vapor do chá. Para preparar a bebida o método recomendado é o da infusão.

3 – Mulungu

O mulungu também é uma planta que favorece a sedação. Além disso, tem ação calmante, anti-inflamatória e analgésica, permitindo uma noite de sono mais tranquila e sem interrupções. A infusão é o melhor modo de preparo.

4 – Erva cidreira

Como a camomila, essa é uma planta muito popular para combater a insônia. Isso porque potencializa o efeito de relaxamento, favorecendo assim uma noite de sono com mais qualidade. Nesse caso, o método de preparo é a infusão.

5 – Erva de São João

Essa erva é capaz de diminuir a ansiedade e a insônia, pois atua no sistema nervoso central, relaxando a mente e o corpo. Pode ser que você encontre a planta com o nome de hipericão. Para preparar é só seguir as instruções acima da infusão: em 250 ml de água fervente, inserir uma colher de chá do ingrediente e esperar uns cinco minutos para consumir.

6 – Valeriana

A valeriana é uma planta com substâncias que aumentam a quantidade dos neurotransmissores que ajuda no relaxamento. Ela tem efeito indutor de manutenção do sono. O modo de preparo é a infusão.

7 – Erva doce

A erva doce tem ação diferente dos demais ingredientes dessa lista, pois não é propriamente um indutor de sono. No entanto é capaz de reduzir dores de cabeça e controlar o estresse que podem ser o motivo da insônia. O preparo do chá é pela infusão.

O sono é fundamental para mente e corpo. Dessa forma ajuda no combate ao estresse e a ansiedade como também na manutenção da saúde e beleza da pele. Por isso é tão importante lidar com a insônia e as interrupções durante a noite. Aproveite as receitas dos 7 chás para dormir melhor que apresentamos aqui.

Aproveite e confira também o nosso o artigo sobre como ter mais disposição para treinar.

Conheça os benefícios da vitamina A

Artigo anterior

Dormir pouco faz mal? Entenda a importância do sono

Próximo artigo

Você também pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *