vegetarianismo ou veganismo - veganismo - o que é veganismo - vegeterianismo - vegetarianos - alimentação para veganos - vegan
Saúde

Vegetarianismo ou veganismo: Saiba mais sobre esses hábitos alimentares

Você já imaginou um churrasco de abobrinha e cenoura? E uma feijoada com abóbora, chuchu, ervilha e mandioca? Para os adeptos ao vegetarianismo ou veganismo essas refeições são totalmente comuns e saborosas.

No Brasil é cada vez maior o número de pessoas que abandonaram o consumo de carne e, dessa forma, partiram para o vegetarianismo ou veganismo. Se você tem curiosidade sobre o assunto, a seguir mostraremos as diferenças de cada um e os seus respectivos benefícios.

O que é vegetarianismo?

Como o próprio termo indica, o vegetarianismo é uma prática alimentar baseada em vegetais. Por isso, as refeições não incluem qualquer tipo de carne bovina, suína, aves ou peixe.

No entanto há algumas flexibilizações. Entre os tipos de vegetarianismo, estão:

Ovolactovegetarianos: não comem a carne, mas ainda consomem ovos, leite e seus derivados;

Lactovegetarianos: não há o consumo de ovos e carne;

Vegetarianos estritos: não comem carne, ovos e derivados do leite.

Vale destacar que o vegetarianismo vem se fortalecendo pelo mundo. Segundo pesquisa da Sociedade Vegetariana Brasileira, cerca de 14% da população no país já se dizia adepta à prática em 2018. Em 2022, cerca de 46% das pessoas já excluíram a carne das refeições ao menos uma vez por semana.

O que é veganismo?

O veganismo extrapola a gastronomia. Trata-se de uma filosofia de vida em que o consumo de carne ou qualquer produto de origem animal estão totalmente vetados.

Portanto, neste caso, a dieta não inclui qualquer tipo de alimento que venha de animais, entre eles o ovo e derivados leite. Assim, o mesmo vale para as roupas, como: blusas de lã e jaquetas de couro.

Os veganos também deixam de consumir produtos industrializados que realizam testes em animais. No Brasil, segundo dados do Ministério da Economia, de janeiro a abril de 2022, o país ganhou 117 empresas que utilizam o termo “vegano” em seus produtos. Certamente, é a demonstração de um mercado em alta.

Vegetarianismo ou veganismo: principais benefícios desse tipo de alimentação

Os benefícios em adotar uma dieta vegetariana ou vegana são diversos, beneficiando a saúde corporal e emocional. Ajudam, por exemplo:

  • Controlar o peso: pessoas que aderem a esse tipo de dieta podem eliminar alguns quilos, já que certamente vão ingerir menos gordura e açúcar. Substâncias muito presentes em alimentos industrializados e nas carnes.
  • Melhorar o humor e a disposição: como essas dietas aumentam a sensibilidade à insulina é comum observar mais energia para executar qualquer tarefa e por consequência, melhora do humor.
  • Manter a pele mais jovem e saudável: frutas e vegetais possuem antioxidantes importantes para prevenir os sinais de envelhecimento da pele. A ingestão desses alimentos, em combinação com quantidade adequada de água, é fundamental para o preenchimento das marcas de expressão e também no viço da pele.

Como esses hábitos impactam na sua saúde

Os alimentos da dieta vegetariana ou vegana, como grãos, legumes, verduras e frutas são importantes fontes de vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas. Dessa maneira beneficiam a saúde da seguinte forma:

  • Ajudam a evitar o diabetes: estudos mostram que dietas vegetarianas e veganas são capazes de diminuir os níveis de açúcar no sangue e, por consequência, o risco para o diabetes tipo 2.
  • Melhoram a digestão: alimentos como verduras e legumes são digeridos de forma mais rápida e fácil na comparação com a carne e derivados.
  • Contribuem para redução do índice de doenças cardíacas: ao excluir o consumo de carnes – que em geral possuem gordura capaz de entupir veias e artérias – reduzimos as chances de problemas de circulação e também do mau funcionamento do coração.
  • Mantêm a imunidade: essas dietas costumam melhorar a qualidade da microbiota intestinal, aumentando o número de bactérias boas que, certamente, possuem impacto direto na imunidade.

Como mostramos aqui, o vegetarianismo ou veganismo, apesar das diferenças, certamente trazem benefícios para saúde física e emocional. Além disso, tendo reflexos nos aspectos de beleza e estética. Então, se você gostou desse artigo e pretende adotar essas práticas, a recomendação é procurar um profissional da área para que a mudança seja segura e efetiva.

Que tal saber mais sobre saúde e bem-estar? Siga o Estúdio Shape nas redes sociais e fique por dentro das novidades.

Como ter mais disposição para treinar: 5 dicas simples!

Artigo anterior

7 cuidados com a pele no inverno

Próximo artigo

Você também pode gostar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *